Portuguese
Inglês
Do pagão ao céu
Rumo a um currículo do cristão ao longo da vida baseado no contexto
Para onde enviar feedback e respostas às perguntas do estudo: khmerical@gdrivekh.com
A Visão Sistemática vs Sequencial do Evangelho 4
Uma breve nota sobre o que é o Evangelho 8
O que é bíblico? semelhante a Cristo? Espiritual? 9
Contextos: Supersticioso, Sofisticado, Superno 12
O Problema Atual: Seleção Humana e Sequência 15
Rumo a um programa baseado em contexto 16
Seguindo em frente: o medo e o papel do Espírito Santo 18
2. O Evangelho para quem teme a Deus 22
Contextos: Curto, mas não muito curto - O Eunuco, o Centurião e o Carcereiro 23
O problema atual: muito longo e muito curto 28
Rumo a um programa de estudos baseado em contexto 30
Seguindo em frente: o batismo e o papel do Espírito Santo 32
3. O Evangelho aos Bebês Espirituais 35
Contextos: Um Corpo, A Igreja Judaica e Gentia 36
O Problema Atual: Preceitos e Prática 37
Rumo a um programa baseado em contexto 39
Seguindo em frente: Maturidade e o Papel do Espírito Santo 43
4. O Evangelho para os espiritualmente maduros 47
Contextos: Vida da Igreja, Liderança e Intertextualidade 48
O Problema Atual: Vazamento do Programa de Estudos e Mornidão 49
Rumo a um programa de estudos baseado em contexto 50
Seguindo em frente: o céu e o papel do Espírito Santo 53
Para que lado sua cornucópia está virada? 58
Folhas de Berço ou Listas de Verificação 62
Evangelho para pagãos (15 segundos a 15 minutos) 62
Evangelho para os tementes a Deus (1 hora) 63
Evangelho para bebês espirituais 64
Introdução
Este livro foi escrito e dedicado àqueles que desejam buscar o prazer de Deus e o conhecimento sobre Ele. Não é para quem não tem curiosidade, não está motivado a questionar ou rever o que tem feito até agora e só quer continuar fazendo a mesma coisa porque é confortável ou “bem-sucedido” no evangelismo e no trabalho da igreja. Nem é para aqueles que estão felizes em comprar produtos bem embalados da Internet de seus autores ou editores favoritos sem suar o continuum pagão-para-céu.
Mas e se alguém quisesse saber como é um currículo contextualizado na Bíblia? Em que consistiria o Evangelho nesta definição mais ampla e duradoura?
Que palavras alguém diria nas ruas ou em um bate-papo online com estranhos?
Que verdades as pessoas devem saber quando pedem para serem batizadas?
Que crenças básicas os novos cristãos devem aprender?
E que estudos avançados devem ocupar os maduros?
Ou isso importa de alguma forma?
Todos os cristãos evangélicos têm abordagens diferentes para essa questão. Por um lado, os místicos e carismáticos tirariam a ênfase do currículo e exaltariam a experiência pessoal. Práticas espirituais e extáticas, respostas físicas e rítmicas aos estímulos dos líderes de louvor e revelações particulares especiais são exaltadas sobre qualquer coisa muito cerebral. Em outros círculos, o corpus do aprendizado teológico é aplicado por meio de longos catecismos, folhetos e imagens evangélicas habilmente montados e mensagens exegéticas fervorosas, todos ricamente sustentados com versículos bíblicos com referências de capítulos de livros e versículos! Às vezes, “Bíblias de Gideão” gratuitas de diferentes tamanhos são distribuídas para o destinatário descobrir seu próprio currículo.
Mas aqui está o desafio: isso se assemelha a como a igreja primitiva, sob a direção do Espírito Santo, proclamou o Evangelho? A própria Bíblia deixa alguma pista sobre o que deve ser ensinado e como? Se essas perguntas agitam seu coração, você está convidado a continuar!
A Visão Sistemática vs Sequencial do Evangelho
Em 1966, o presidente do seminário Earl Radmacher reclamou em um artigo de duas partes no jornal Bibliotheca Sacra sobre a confusão generalizada na motivação e mensagens do evangelho. Intitulado “ Contemporâneo Evangelismo Potpourri”, o artigo poderia muito bem ter sido “Contemporary Evangelism Popery”, pois quando alguém escolhe o que incluir ou omitir em um programa ou narrativa, deixa de refletir a mente do autor original e começa a interpretar, a pontificar, como era. Na melhor das hipóteses, isso resume e parafraseia legitimamente o original, mas, infelizmente, o resultado geralmente é outro evangelho, algo que a Bíblia condena (Gálatas 1:8-9). Na Parte II de seu trabalho (123:161ss.), Radmacher critica corretamente o vendedor e os métodos tradicionais de campanha evangelística como antibíblicos, mas ele não parece ter desconstruído a mensagem em maiores detalhes ou considerado como parte de uma fé ao longo da vida. currículo. Então, a pergunta permanece para nós: os cristãos estão autorizados a escolher como evangelizar?
As respostas lá fora são díspares. Uma maneira comum entre os cristãos que acreditam na Bíblia de decidir o que ensinar é seguir um currículo publicado da escola dominical de dezenas de editores online esperando para atacar. Os pastores também podem recorrer ao livro de teologia do seminário, ou “teologia sistemática”. Tal livro conteria capítulos sobre Deus (Teologia Própria), Humanidade (Antropologia), Salvação (Soteriologia), Anjos (Angelologia), Últimas Coisas (Escatologia), etc. É lógico pegar o que eles veem como os pontos mais críticos da Soteriologia e enfiá-los em uma cápsula de proposições para o próximo pagão engolir. À medida que atendem a pessoas com necessidades diferentes, eles consultam seu boticário teológico e embalam novas cápsulas para dispensar,
No entanto, essa abordagem é legítima? Faz sentido impor uma categoria de Teologia Sistemática (soteriologia, o estudo da salvação) a pessoas que precisam de salvação? Os psiquiatras exploram a história e as divisões da psiquiatria com seus pacientes? Mais fundamentalmente, temos um modelo bíblico sobre evangelismo? A resposta, como veremos, é sim, e é ordenada sequencialmente de acordo com os diferentes estágios da vida espiritual do público, independentemente de suas necessidades sentidas.
Essa articulação seqüencial e segmentada do Evangelho parece ter apoio na Palavra de Deus. No Antigo Testamento, as palavras ditas a Caim (Gênesis 4) e à pagã Nínive ("Ainda 40 dias e Nínive será destruída" por Jonas) são diferentes daquelas ditas aos tementes a Deus, como Raabe e Rute. A sabedoria oferecida à realeza imatura em Provérbios contrasta com aquela dirigida a públicos mais maduros em Eclesiastes e Cântico.
No Novo Testamento, podemos, de fato, encontrar scripts ou transcrições do que foi falado para gentios não salvos, pagãos, em oposição a cristãos, judeus ou samaritanos. Temos palavras para as pessoas em preparação para seu batismo. Temos inventários de coisas que os novos cristãos precisam aprender. Temos pilhas de material para cristãos adultos durarem o resto de suas vidas. E não só isso, temos “verificações” e “exames” entre cada estágio de status espiritual e maturidade para manter as coisas organizadas.
Em suma, podemos nos afastar da orientação bíblica ou adotar o currículo sequencial e graduado do Evangelho dos pagãos ao céu.
Uma breve nota sobre o que é o evangelho
Aqui está uma rápida explicação sobre o uso da palavra “Evangelho” neste livro. O significado etimológico da palavra é bastante transparente. É composto de duas palavras-raiz que significam a Boa Nova ou o Bom Anúncio.
Mas, em última análise, o uso determina o significado. Abacaxis não são um cruzamento entre pinheiros e macieiras, por exemplo. Teólogos e até mesmo os autores bíblicos têm usado o termo Evangelho de diferentes maneiras. Um significado óbvio é um gênero de escrita, como os Quatro Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Algumas pessoas traçaram esse gênero para o Livro do Êxodo do Antigo Testamento com seu tema de libertação por meio de Cristo; para você ver o quão elástico ele pode ficar.
Evangelho também é usado para a mensagem aos gentios não salvos, como no caso do Evangelho Eterno em Apocalipse 14:6, que examinaremos mais de perto. Basta dizer agora que o conteúdo desse “Evangelho” não se sobrepõe muito ao de 1 Coríntios 15:1, que é o fundamento da fé cristã. Ele identifica o Messias Jesus como tendo morrido por nossos pecados de acordo com as Escrituras, sido sepultado, ressuscitado no terceiro dia e apareceu a muitas testemunhas, incluindo algumas que ainda vivem no tempo de Paulo.
Tal Evangelho é proclamado não apenas aos gentios incrédulos, mas também aos cristãos, incluindo os da igreja de Roma. Em Romanos 1, Paulo, que se chama um apóstolo separado para o “evangelho de Deus” “relativo a seu Filho” (1:1, 3) diz que estava “ansioso para pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma” ( 1:15). Esses destinatários de Paulo em Roma não eram pagãos, mas cristãos, “amados por Deus [e] chamados para serem santos” (1:7). Este Evangelho, disse ele, é o poder de Deus para todos os que crêem, pois “os justos pela fé viverão” não apenas no ponto de conversão, mas capacitando o crente longitudinalmente através da vida como cristão, como Paulo passa a mostrar no resto do livro. o Livro de Romanos. Então o Evangelho, nesse sentido, é o que é pregado também aos cristãos!
É nesse sentido de todo o conselho de Deus que usaremos a palavra Evangelho (grego Ευάγγελιον "Evangelion"), a menos que seja designado como Evangelho para os pagãos (o que foi chamado de "Kerygma"), tementes a Deus (" Catequese”), Bebês Espirituais (Didache de Leite) e Espiritualmente Amadurecidos (Didache de Sólidos). Para simplificar, vamos omitir esses termos entre parênteses.
O que é bíblico? semelhante a Cristo? Espiritual?
Todos os evangélicos adoram afirmar que querem que suas obras e palavras sejam bíblicas, cristãs e espirituais. Mas essas alegações soam vazias quando as próprias escrituras que eles reivindicam e proclamam são torcidos para outros propósitos, por exemplo, marketing, segurança pessoal, conveniência. Os versos são remendados para obter o máximo retorno de conversão pelo investimento, incorrer em impedimento mínimo para esse objetivo ou perigo físico e oferecer a Deus uma mão amiga. Mas o que constitui uso legítimo das Escrituras não tem nada a ver com nossas tendências, mas deve ser honesto com seu contexto histórico para honrar a Cristo e verdadeiramente confiar no Espírito.
1. O Evangelho aos Pagãos
Gerações pisaram, pisaram, pisaram;
E tudo está queimado pelo comércio; turva, manchada de labuta;
E usa a mancha do homem e compartilha o cheiro do homem: o solo
Está descalço agora, nem o pé pode sentir, sendo calçado.
Grandeza de Deus (trecho), Gerard Manley Hopkins
Tal é o estado espiritual de “incontáveis milhões ainda incontáveis, incontáveis milhões ainda fora do rebanho”. É tentador atravessar os continentes e gritar “Salvação plena e gratuita!” “Crê no Senhor Jesus e serás salvo!” “Qual é a sua necessidade? Jesus é a sua resposta!” ou qualquer uma de uma dúzia de linhas de abertura populares. Pode-se imaginar alguns dos apóstolos sentindo a coceira, assim que seu Senhor subiu acima das nuvens, para esporear um cavalo até os confins da terra para entregar suas mensagens inspiradas de salvação.
E, no entanto, a ordem era para não fazer nada além de ficar sentado em Jerusalém até a descida do Espírito Santo. Somente quando eles foram feitos para serem testemunhas pelo Espírito, eles foram autorizados a sair para Jerusalém, Judéia, Samaria e o resto do mundo. De fato, não apenas gostaríamos de tomar nota de como eles se moveram e foram movidos, mas também o que eles disseram a quem, conforme o Espírito os orientou e capacitou.
Se você tivesse a chance de escrever a mensagem do evangelho para dar aos seus vizinhos pagãos, pessoas que são gentios incrédulos em geral, o que você escreveria? De acordo com uma narrativa popular, você deve ir com "Deus te ama e tem um plano maravilhoso para sua vida". Você simplesmente repetiria as Quatro Leis Espirituais, ou talvez examinaria primeiro as Escrituras?
Contextos: Supersticioso, Sofisticado, Superno
Gálatas 1:8-9 dispara uma advertência sóbria sobre aqueles que ousam pregar um evangelho diferente do de Paulo. Independentemente de suas credenciais apostólicas ou angelicais manifestas, eles devem ser amaldiçoados. Isso deve dar uma pausa nas tentativas de se vestir de rosa fofo algo tão sério e conseqüente quanto o Evangelho. Uma tradução fiel do Evangelho, então, não deve ser apenas ortodoxa em seus elementos, mas contextualmente congruente e adequada à sua situação original.
Parece apropriado, portanto, escrever nossa mensagem aos gentios não salvos de acordo com o próprio registro da Bíblia de evangelismo para uma audiência análoga, de gentios não salvos. Mas onde?
No Novo Testamento, três passagens se destacam, a saber:
Atos 14:15-17
Atos 17:22-32
Apocalipse 14:6-7
A primeira passagem, em Atos 14, situa a audiência em Listra, uma cidade com pouco significado histórico e arqueológico além de ser uma base rural do exército romano. Em meio ao pandemônio da adoração supersticiosa, Paulo e Barnabé apontam para a turba sem sofisticação o transcendente Deus Criador a quem eles devem sua sobrevivência baseada na água e, além disso, seus recorrentes tempos de colheita, abundância e alegria.
Em contraste com a primeira, a segunda passagem, Atos 17, está situada em Atenas, proverbialmente reconhecida como o pináculo da civilização e filosofia ocidentais, senão globais. Os atenienses não eram nada além de alta costura e literatos sofisticados. Diante dos famosos filósofos estóicos e epicuristas e depois de seus chefes, os membros do "conselho municipal" do Areópago, o que disse Paulo? Com um pouco mais de folga de tempo e lugar do que em Listra, Paulo diz basicamente a mesma coisa, mas a leva à sua conclusão, o ultimato do julgamento iminente e a prova disso, a ressurreição do Juiz dentre os mortos. Seu evangelho era bom o suficiente para os pagãos simples e sábios.
O terceiro roteiro estendido do evangelho é incomum. Encontrado no livro do Apocalipse, não é proclamado por nenhum apóstolo, mas por um anjo voando no meio do céu. E esse evangelho, declara a Escritura inspirada, é o Evangelho Eterno, nada menos, e dirigido a cada ser humano na terra. Para resumir, o Evangelho Eterno gira em torno de três verbos facilmente capturados pelas letras FGW:
Temor a Deus
Glorifique-o para que o Dia do Julgamento esteja aqui
Adore o Criador do céu e da terra e todas as coisas neles, incluindo água doce e do mar
Com duração de talvez 15 segundos, a mensagem celestial é a mais curta das três, mas o anjo não se desculpa por sua brevidade ou deficiência percebida. Só de ouvir isso está ficando melhor do que a humanidade merece em nossa rebelião destemida, desglorificante e idólatra contra o Criador.
Seja o contexto supersticioso, sofisticado ou sublime, a mensagem é clara em todas as três passagens. Por estar bem roteirizado e preservado para nosso aprendizado, sabemos o que contém e o que não contém, o que nos ajuda na preparação de um programa evangelístico para os pagãos.
O Problema Atual: Seleção Humana e Sequência
Você nem precisa de palavras! O Livro Sem Palavras para evangelismo usa cores para contar a mensagem, da criação ao pecado, da crucificação ao céu. Às vezes, cores diferentes são trocadas para representar fé ou perdão. Ou contas coloridas em uma corda são usadas em vez de virar as páginas.
Mídia bacana como os quadrinhos JT Chick e EvangeCube retratam trechos da Bíblia com imagens realistas. Entre as obras mais populares está Vida com Propósitos, de Rick Warren, que se tornou um best-seller não apenas dentro dos círculos cristãos, mas universalmente.
Abordagens baseadas em texto bíblico podem incluir Isaías 53 e profecias e narrativas messiânicas de nascimento de acordo com a época, bem como a muito memorizada Estrada de Romanos. Mas nada provavelmente chega perto de ser um favorito perene para os cristãos amantes da Bíblia como o onipresente João 3:16.
Apelidado de evangelho em uma cápsula, este versículo mais famoso contém uma mensagem dirigida a um sábio judeu idoso que consultou o Senhor Jesus sobre salvação. Acontece também, felizmente, ser extremamente seguro mencionar em ambientes hostis, pois quem poderia se opor a uma fórmula de amor, fé e perdão? No entanto, Nicodemus não era um garoto da aldeia brincando com aranhas ou um cara pós-moderno agnóstico sobre qualquer coisa, exceto suas próprias réplicas derridaicas sarcásticas. Nenhum gentio de forma alguma, Nicodemos era um membro muito sênior e muito piedoso da liderança judaica em sua cidade. E, no entanto, quem pensaria duas vezes no contexto? Quem não hesitaria em impingir o João 3:16 de Nicodemos a um garoto da aldeia, cara Pomo, ou qualquer outro pagão ao redor do mundo quando há três passagens / roteiros para os pagãos disponíveis?
Em direção a um currículo baseado em contexto
Um plano de estudos do Evangelho baseado no contexto para gentios não salvos estaria de olho não apenas no que incluir também, devido à confusão desenfreada já destacada, o que não incluir.
Observando as três passagens em Atos 14 e 17 e Apocalipse 14, as coisas a serem incluídas seriam as seguintes:
O Deus Criador vs ídolos e religião feitos pelo homem
Sua provisão de água doce e água do mar para todos como base da vida humana, saúde e felicidade
O fracasso de todos em tatear, encontrar e adorar este Deus verdadeiro
A certeza e iminência do julgamento perfeito de Deus sobre todos
Sua ordem para que todos se arrependam, para "FGW" (temer, glorificar e adorar) Ele
Prova de tudo isso através da ressurreição histórica do homem que julgaria em nome de Deus
Os pontos a serem excluídos nesta fase formariam uma lista muito mais longa:
O nome Jesus e Seu título Cristo/Messias
A cruz e tudo o que ela representa na expiação vicária do pecado humano, no perdão, na vergonha e ignomínia do crucificado, na dupla imputação que realiza, na satisfação e propiciação que traz ao juiz, etc.
Deus te ama e tem um plano maravilhoso para sua vida
Céu e inferno
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo
Invoque o nome do Senhor
Os dez Mandamentos
Igreja
Adoração
Bênçãos, saúde e riqueza
Oração, ou posso orar com/por você?
Reze comigo esta oração, sim? Apenas diga depois de mim agora mesmo: "Senhor Jesus..."
Bíblia, ou a Bíblia diz
João 3:16; Romanos 6:23; 1 João 1:9; Atos 16:31; etc.
As duas perguntas da explosão do evangelismo
Você está sentindo falta ou precisando de alguma coisa em sua vida? Sentindo triste? Preocupado?
Você gostaria de fazer esta pesquisa?
Você já leu uma Bíblia? Posso te entregar um agora? Aqui está um Evangelho de João para você ler.
Os Cinco Solas
E aqui está o meu testemunho pessoal…
muitas vezes é mais difícil reformar, reabilitar, desembaraçar e desembaraçar uma situação. No entanto, o que há de errado em anunciar livremente o restante do Evangelho, qualquer parte dele? Você está tentando assustar o ouvinte?
Seguindo em frente: o medo e o papel do Espírito Santo
Os evangelistas são frequentemente rápidos em aliviar o medo de seus ouvintes, dispensando inúmeras passagens das Escrituras Fear Not como um analgésico mental. No entanto, o que o Evangelho Eterno exige primeiro do mundo, senão o medo e o próprio medo (o F em FGW)?
Enquanto estão ansiosos para proferir as palavras de conforto de Atos 16:31, os evangelistas rotineiramente não percebem a pergunta que precede a resposta nos versículos imediatamente anteriores: "O que devo fazer para ser salvo?" Já salvo de certa destruição física sob o domínio romano, o carcereiro filipense buscou, com tremor, a libertação de algo mais feroz. E a natureza dessa última ameaça vem na resposta bem memorizada: o "Senhor" (κύριος, de significado imperial) Jesus seria o objeto de se lançar diante, não César, se alguém desejasse ser libertado espiritual e eternamente. Uma coisa era ser salvo com a família do castigo romano vitalício para fugas de prisioneiros; outra bem diferente era a mesma família enfrentar o juiz perfeitamente justo de toda a terra.
O medo, então, é uma coisa boa e necessária para se ter como primeira resposta para os pagãos! Deve vir não por meio de uivos sobre o fogo do inferno ou assobios irados do púlpito, mas por meio de Deus, o Espírito Santo, aplicando o roteiro fielmente enunciado aos corações espiritualmente mortos. Como Jesus prometeu, quando o Espírito Santo "vier, ele provará que o mundo está errado quanto ao pecado, à justiça e ao juízo" (João 16:8 NET Bible).
Em vez de correr desenfreadamente pela cidade ou encenar um show para compartilhar a resposta e extrair uma decisão, que tal fazer nossa parte para acertar a mensagem primeiro, depois recitar o roteiro com precisão e deixar Deus ser Deus ao condenar e trazer almas perdidas para Ele mesmo?
Perguntas de estudo
Por mais que você tenha cometido João 3:16, A Estrada de Romanos, ou as Quatro Leis Espirituais de uma maneira fora de contexto para a memória, você está disposto a memorizar os três roteiros estendidos do evangelho aos gentios não salvos?
Quão difícil teria sido para o apóstolo João ter usado João 3:16 ou Apóstolo Paulo, a Estrada de Romanos, o que nenhum deles fez, em seu evangelismo? Por que Marcos não distribuiu trechos-chave de seu Evangelho como folhetos evangélicos?
Por que Paulo e Silas ou Barnabé não trouxeram lanches com eles para atingir as crianças, trouxeram um urso dançante com músicos para serem tudo para todos os homens para ilustrar o evangelho ou construir relacionamentos para ganhar o direito de serem ouvidos?
O que você faria se, no meio de entregar o roteiro do Evangelho aos pagãos, seu amigo cristão bem-intencionado se intrometesse para dar uma versão mais “eficaz” da mensagem para suscitar e catalisar uma decisão anterior?
Como você poderia preparar ou deixar uma mensagem precisa e compatível com o contexto para os pagãos usando a mídia disponível hoje? O que você acha das hashtags do Facebook #watergospel e #水福音? Identifique quaisquer obstáculos e desafios.
2. O Evangelho para quem teme a Deus
{16} Então disse o evangelista: Se esta é a tua condição, por que estás parado? Ele respondeu: Porque não sei para onde ir. Então ele lhe deu um rolo de pergaminho, e lá estava escrito, Fuja da ira vindoura. [Mat. 3.7]
{17} O homem, portanto, leu, e olhando para o Evangelista com muito cuidado, disse: Para onde devo voar? Então disse o Evangelista, apontando com o dedo sobre um campo muito amplo: Você está vendo aquela porteira? [Mat. 7:13,14] O homem disse: Não. Então o outro disse: Você vê aquela luz brilhando? [Ps. 119:105; 2 Animal de estimação. 1:19] Ele disse, acho que sim. Então disse o Evangelista: Mantenha essa luz em seus olhos e suba diretamente para ela: assim você verá o portão; no qual, quando bateres, te será dito o que deves fazer.
{18} Então eu vi no meu sonho que o homem começou a correr.
Agora, ele não havia corrido muito longe de sua própria porta, mas sua esposa e filhos, percebendo isso, começaram a chorar para que ele voltasse; mas o homem pôs os dedos nos ouvidos e correu, gritando: Vida! vida! vida eterna! [Lucas 14:26] Então ele não olhou para trás, mas fugiu para o meio da planície. [Ger. 19:17]
John Bunyan, O Peregrino , 1678
Medo e fuga! Há uma categoria de gentios que estão próximos da fé cristã e não são exatamente pagãos como o resto do mundo. O que os diferencia, como somos informados biblicamente, é o medo. O temor de Deus através da convicção divina pelo Espírito Santo é o que motiva um gentio incrédulo a correr em direção à fé e ao batismo. Faz com que abandonem tudo e fujam e voem para salvar suas vidas.
Os tementes a Deus são principalmente descritos ou nomeados no Livro de Atos. Embora externamente possam parecer inclinar-se para o judaísmo, seu verdadeiro interesse não era para os distintivos culturais e não messiânicos, mas sim para a pessoa e revelação de Deus na Torá, a Bíblia. Pode-se chamar isso de Paleo-Judaísmo, a fé não apenas do rei Davi e Moisés, mas também de cristãos não-judeus, gentios de Adão, Noé e Abraão. Em Romanos 11, a imagem de Paulo da oliveira do verdadeiro cristianismo fala da unidade da fé de todos os verdadeiros crentes em Cristo, tanto judeus como gentios, para sempre.
O que os tementes a Deus no Novo Testamento, como catecúmenos se preparando para o batismo, precisavam saber antes de serem batizados?
Contextos: Curto, mas não muito curto - o eunuco, o centurião e o carcereiro
O Livro de Atos oferece três contextos mais consistentes a partir dos quais se pode traçar um programa do Evangelho para os tementes a Deus.
O primeiro foi um eunuco etíope sentado em uma carruagem ruidosa em um deserto rochoso lendo em voz alta o Antigo Testamento, de um rolo de Isaías (Atos 8:30). Isso devia ser difícil para seus olhos, mas ele estava atento, desesperado para encontrar a resposta para uma pergunta exegética e hermenêutica. Ele não era um gentio incrédulo nem um judeu, nem ainda um seguidor do Caminho (9:1) a quem Saulo, o perseguidor, perseguiria antes de sua conversão a Paulo. Ele estava literalmente no meio do caminho! E aos meios-caminhos pertence uma clara leitura e exposição das Escrituras, especialmente da obra expiatória sacrificial do Messias, de Cristo na cruz (Isaías 53 citado em Atos 8):
32 ... "Ele foi levado como uma ovelha ao matadouro, e como um cordeiro diante do seu tosquiador fica mudo, por isso não abriu a boca. 33 Em humilhação, a justiça foi tirada dele. Quem pode descrever sua posteridade? Pois sua vida foi tirada longe da terra”.
Para isso, o Senhor enviou o evangelista Filipe para acender a luz para conectar as profecias do Antigo Testamento com o cumprimento do Novo Testamento. Hoje, menos a carruagem saltitante, isso é chamado de intertextualidade.
Deve ter havido também uma sugestão de batismo cristão em obediência à Grande Comissão, ou o que teria promovido o eunuco a desafiar excitadamente alguém a impedi-lo de ser batizado? Mas não havia necessidade de o evangelista Filipe insistir no fato da Criação, no Dia do Juízo, uma volta para Deus como o etíope já estava virando o rolo!
O segundo caso de um temente a Deus é Cornélio, um centurião, que na verdade foi chamado de temente a Deus: "um homem devoto e temente a Deus, como era toda a sua casa; ele fez muitos atos de caridade para o povo e orou a Deus regularmente" (Atos 10:2).
O apóstolo Pedro, que foi divinamente enviado ao encontro de Cornélio, abre seu discurso reconhecendo que o "fator temor" salvífico de Deus foi satisfeito no caso de Cornélio, como "em cada nação, a pessoa que o teme e faz o que é certo é bem-vinda antes ele" (Atos 10:35). Então, além de um relato dos fatos da Paixão, morte e ressurreição de Cristo, Pedro relaciona isso intertextualmente com a salvação pessoal e as profecias do Antigo Testamento: pelo seu nome" (10:43).
Selados na presença do Apóstolo com os sinais inaugurais do Espírito Santo, incluindo o dom de falar línguas estrangeiras não aprendidas para sinalizar que Deus está voltando o foco do Evangelho dos judeus para os gentios, esses tementes a Deus foram imediatamente batizados.
Outras menções de tementes a Deus aparecem em Atos 13:50; 17:4; 17:17; 18:7. São breves vinhetas de gentios associados a serviços em várias sinagogas locais. Mas um intrigante e improvável temente a Deus aparece não em uma sinagoga judaica, mas nas profundezas de uma masmorra pagã na Macedônia.
Nosso terceiro exemplo de um temente a Deus é o carcereiro de Filipos, uma pessoa inevitavelmente associada a uma das proclamações mais citadas do Evangelho: Atos 16:31 NET2 … “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. ” Arrancadas de seu contexto, as palavras enfeitaram as laterais de caminhonetes gospel e placas de igreja em abundância, talvez no século passado. No entanto, não muitos perguntaram se eles eram dirigidos a pagãos, judeus, samaritanos, cristãos ou qualquer outra coisa. Basta retroceder alguns versos para descobrir a natureza do público. Foi depois de um terremoto particularmente violento, que destruiu a porta e agitou o carcereiro, quando o carcereiro quis cometer suicídio em vez de enfrentar as consequências dos prisioneiros perdidos:
Atos 16:28-30 NET2 28 Mas Paulo gritou bem alto: “Não se machuque, pois estamos todos aqui!” 29 Pedindo luzes, o carcereiro entrou correndo e caiu trêmulo aos pés de Paulo e Silas. 30 Então ele os levou para fora e perguntou: “Senhores, o que devo fazer para ser salvo?”
Curiosamente, em vez de ver seu tremor diminuir desde que a temida fuga da prisão não aconteceu, lemos que ele implora para conhecer o caminho da libertação no versículo 30, uma libertação de algo que apenas o versículo seguinte, 31, revela.
A natureza dessa libertação, como proclamada no famoso versículo, não é legal nem física, mas espiritual, através da fé no Senhor (κύριος) Jesus em vez do Senhor César. Paulo e Silas lhe mostraram Jesus como o verdadeiro soberano diante do qual se lançar. A essa altura, o carcereiro já estava tremendo. Anteriormente, Paulo e Silas não marcharam para a prisão oferecendo-lhe uma resposta para a qual ele não tinha nenhuma pergunta. Eles esperaram pacientemente até que os pagãos se tornassem tementes a Deus pela convicção do Espírito. Eles esperavam para ouvir a pergunta operativa "O que devo fazer para ser salvo" antes de iniciar uma aula batismal, ou catequese ou catecismo.
Em contraste com algumas aulas semanais de meses ou anos em algumas igrejas, a educação de Paulo e Silas sobre esse temente a Deus, semelhante à de Filipe e Pedro em suas circunstâncias, não durou muito mais do que uma hora:
Atos 16:32-35 NET2 32 Então lhe falaram a palavra do Senhor, juntamente com todos os que estavam em sua casa. 33 Naquela hora da noite, ele os tomou e lavou suas feridas; então ele e toda a sua família foram batizados imediatamente. 34 O carcereiro os trouxe para sua casa e pôs comida diante deles, e ele se alegrou muito por ter acreditado em Deus, junto com toda a sua casa. 35 Ao raiar do dia, os magistrados enviaram seus policiais, dizendo: “Libertem esses homens”.
Concisamente, nos é dito, o conteúdo era "a palavra do Senhor", significando o ensino sobre este κύριος Jesus. E tudo foi encerrado "naquela hora da noite".
O problema atual: muito longo e muito curto
Enquanto o Evangelho para os pagãos normalmente dura de segundos a talvez 15 minutos, o último como na declaração completa ao concílio ateniense, há um pouco mais de conteúdo e conexão social com os tementes a Deus gentios pré-batizados. Hoje, isso raramente acontece. Todos os tipos de variações substituíram a natureza e a duração deste estágio e programa.
Por um lado, tornar alguém um cristão pode envolver nada mais do que uma mão levantada ou um corredor andando em resposta ao violão, seguido rapidamente com uma recitação da Oração do Pecador com um conselheiro de alguma forma certificado e muitas garantias verbais de salvação. Uma variante excepcionalmente ruim é o surto de “línguas” e “assassinatos” extáticos e sem sentido atribuídos blasfemamente ao Espírito Santo que acompanham o evento de conversão em algumas igrejas. A deficiência curricular é clara neste extremo do espectro.
Por outro lado, outras igrejas exigem coisas realmente pesadas. Pode haver longos períodos de provação e programação através de seus credos publicados e folhetos de perguntas e respostas, ou catecismos, seguidos por um exame formal ou confirmação, antes de ser permitido o batismo. O Catecismo de Heidelberg , por exemplo, cobre a Lei, a miséria humana, "Por que o credo acrescenta 'Ele desceu ao inferno'?" referências. O Breve Catecismo de Westminster, da mesma forma, cobre muito do mesmo terreno e também termina com os Dez Mandamentos e a Oração do Senhor. Em nenhum dos casos parece provável que o programa possa ser feito em uma hora. Tal processo prolongado de determinação nunca ocupou a mente dos Apóstolos quando eles batizaram aqueles que pediram e, posteriormente, quaisquer Simões pretensiosos e cobiçosos foram sumariamente expostos e excomungados (Atos 8:20ss.).
Então, entre a expressão do medo, incluindo aquela questão operativa de como ser salvo, e aquele ato obediente do batismo, o que o temente de Deus precisa ser dito? O que um evangelista pode fazer em uma hora?
Em direção a um currículo baseado em contexto
Então, como seria, biblicamente, uma "palavra do Senhor" de uma hora para os gentios tementes a Deus? Esta lista pressupõe a preparação para o batismo de um crente "credo-batista" :
Uma rápida recapitulação do Evangelho aos pagãos é vista na apresentação de Pedro a Cornélio, Atos 10:42 NET2 Deus como juiz dos vivos e dos mortos”.
Este mesmo Jesus é identificado pelo nome como Senhor soberano, κύριος, e Salvador para aqueles que colocam sua esperança nEle
O fato da Trindade, em cujo nome o temente a Deus está prestes a ser batizado, como em: Atos 10:38 NET2 "com respeito a Jesus de Nazaré, que Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder. Ele andava fazendo bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”.
A historicidade do batismo, ministério, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Atos 10:39-41)
A pessoa e obra de Cristo resultando em perdão através da fé Nele como cumprimento das profecias do Antigo Testamento (Atos 10:43)
No contexto de Isaías 53, onde o etíope teve o benefício da elucidação de Filipe, vê-se a total desesperança do esforço humano e o total sucesso da obra de Jesus, que pode ser resumido em um (bom) fôlego pelos Cinco Solas, que a salvação é somente pela graça mediante a fé somente em Cristo somente de acordo com a Escritura somente para a glória de Deus somente.
Você pode cobrir o acima dentro de uma hora? Você estaria preparado para adicionar 15 minutos extras se necessário? Se esse período de carência pode ser estendido com o inquiridor hostil, não poderia ser estendido também para o penitente?:
1Pe 3:15 NET2 Mas separem Cristo como Senhor em seus corações e estejam sempre prontos para responder a qualquer um que perguntar sobre a esperança que vocês possuem.
E o que há de estranho neste programa? Aqui estão algumas sugestões sobre o que evitar a inclusão no plano de aula:
Os dez Mandamentos
A oração do Senhor
Curas e línguas "glossolalia" sem sentido
Uma teologia sistemática
História da Igreja ( a primeira parte do Catecismo da Igreja Ortodoxa )
Práticas ascéticas, como jejum e meditação contemplativa
O calendário litúrgico
Resumos de livros do Antigo e do Novo Testamento
Práticas comunitárias, o que fazer e o que não fazer de se vestir, se arrumar, beber, entreter, etc.
Atribuição e integração em grupos de células/cuidados
Pré-autorização para dízimos e ofertas
Escolha de padrinhos ou padrinhos e envio de convites
Seguindo em frente: o batismo e o papel do Espírito Santo
O ministério do Espírito Santo de convencer o mundo do pecado, justiça e julgamento não para no medo. Juntamente com Suas outras obras de conforto, iluminação das escrituras, recordação doutrinária, dons e capacitação, o Espírito graciosamente convence o catecúmeno, a pessoa que está se preparando para o batismo, a seguir em obediência. Sua presença é clara em Atos, onde o genuíno dom de línguas (não o falso fenômeno iniciado por Agnes Ozman desenfreado nas igrejas hoje) acompanhou os batismos para autenticar essas conversões primárias, bem como para sinalizar o foco do Evangelho mudando do judeu para o gentio ( Isaías 28:7-13; 1 Coríntios 14:21).
Não é a intenção deste estudo discutir o modo preciso ou as pessoas que oficiam os batismos. Basta dizer que é necessário e inicial em cumprimento da Grande Comissão (Mateus 28) e completamente confirmado em Atos. Não devemos ignorá-lo, adotar um programa nulo, ou reverter sua ordem com a última parte da Comissão, que está ensinando todas as coisas que Cristo ordenou. O batismo deve preceder o ensino e a alimentação detalhados e ao longo da vida.
Perguntas de estudo
Que igrejas sub ou super enfatizam o significado e a necessidade do catecismo (ensinamentos antes do batismo)?
Que igrejas sub ou super enfatizam o significado e a necessidade do batismo?
Que igrejas entendem mal a obra do Espírito Santo?
Por que Paulo e Silas não colocaram o carcereiro em liberdade condicional por alguns meses e enviaram Timóteo de volta mais tarde para verificar sua fé antes de permitir que ele e sua família fossem batizados?
Seu pastor propôs uma cantata baseada em Isaías 53 para um culto evangelístico da Sexta-feira Santa. Com base nas categorias bíblicas que você aprendeu até agora, como você responderia?
3. O Evangelho para os bebês espirituais
Apesar dos avanços significativos em genética, nutrição e manejo, a proporção de mortes de cordeiros permaneceu estável em 15-20% nas últimas quatro décadas.
Flinn, T., Kleemann, DO, Swinbourne, AM et al. Mortalidade neonatal de cordeiros: principais fatores de risco e o potencial papel de melhoria da melatonina. J Animal Sci Biotechnol 11, 107 (2020). https://doi.org/10.1186/s40104-020-00510-w
Se um em cada cinco cordeiros não sobrevive até que pare de beber o leite de suas mães, deve-se perguntar se o número de cordeiros espirituais, cristãos recém-batizados, é melhor. Em Sua primeira incumbência a Pedro após a Ressurreição, Cristo desafia Pedro a "cuidar dos meus cordeiros" (João 21:15). Este encargo é então expandido em três encargos, para incluir o pastoreio, bem como as ovelhas mais velhas. Bons pastores não devem deixar ovelhinhas morrer de fome ou sair alimentando os lobos e as cabras. Mas com o que exatamente se alimenta os cordeiros espirituais?
Contextos: Um Corpo, A Igreja Judaica e Gentia
Cristo tem um rebanho, mas nem todos vêm da mesma linhagem. Aqueles de origem judaica receberam a maior parte da revelação do Antigo Testamento, com gentios tementes a Deus espiando de fora e ocasionalmente sendo enxertados na comunidade judaica, como Rute fez. Com o advento de Cristo e a revelação do mistério da igreja, os gentios também são enxertados com plenos privilégios. Duas passagens principais abordam as ovelhas em uma igreja tão unida.
A primeira passagem exorta bebês espirituais de longa data, principalmente de origem judaica, a crescer e seguir em frente, fornecendo uma lista de seis itens que eles deveriam ter pregado e colocado os pés. Isso está no Livro de Hebreus, abrangendo os capítulos 5 e 6:
Hb 5:12-14 NET2 12 Pois embora vocês já devam ser professores a esta altura, vocês precisam de alguém que lhes ensine os elementos iniciais das declarações de Deus. Você voltou a precisar de leite, não de alimentos sólidos. 13 Pois todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na mensagem da justiça, porque é criança. 14 Mas o alimento sólido é para os maduros, cujas percepções são treinadas pela prática para discernir tanto o bem quanto o mal.
Hb 6:1-3 NET2 ( sublinhado das instruções elementares sobre Cristo acrescentado ) 1 Portanto, devemos progredir além das instruções elementares sobre Cristo e avançar para a maturidade, não lançando novamente este fundamento: arrependimento de obras mortas e fé em Deus, 2 ensino sobre lavagens rituais [literalmente, batismos ], imposição de mãos , ressurreição dos mortos e julgamento eterno . 3 E é isso que pretendemos fazer, se Deus permitir.
A segunda passagem trata de novos cristãos gentios juntando-se às igrejas com cristãos predominantemente judeus através das viagens missionárias dos apóstolos. Para esses gentios em particular, quatro proibições são declaradas, listadas em uma carta descrita em Atos 15.
Juntos, os 10 pontos representam os aspectos positivos e negativos da criação de cordeiros tenros até a maturidade.
O Problema Atual: Preceitos e Prática
Talvez o principal problema seja a falta de autoridade e direção na dieta neonatal cristã. Pastores de todos os matizes cobrem a paisagem. Alguns oferecem nada mais do que pura negligência. O cordeiro é apenas uma estatística batismal ou decisória que disse sim a Jesus, aleluia!
Outros comem costeletas de cordeiro e cospem os ossos. O dinheiro da congregação vai para um estilo de vida elegante, e os cordeiros são ordenhados para "investimentos" de fé semente. A ganância gera ganância, e tudo é coberto com uma indústria de imitar os pagãos, na música, "adoração", maneirismo, "movimentos criativos", conferências de poder e fogo, etc. recriar mentalmente experiências de flutuar para outro mundo lá em cima, contemplar cenas inefáveis e além, escrever revelações especiais só para eles, realizar caminhadas de oração para exorcizar sua vizinhança, etc.
Outros, mais nobres, têm um tema "beriano" de entrar na Palavra. Mas por onde começar? O evangelho mais curto e possivelmente mais antigo, Marcos? Ou o Evangelho de João, o suposto, embora erroneamente, considerado "mais fácil" de todos? Ou romanos, para obter uma base legal sólida para a fé? Ou Gênesis, para começar bem no início? Ou os Salmos, para começar a orar e respirar espiritualmente? Ou participar de um plano de leitura da Bíblia?
Ainda outros optam por teologias sistemáticas escritas para iniciantes. Ou hiperdose os cordeiros com seu suplemento dietético favorito, seja potássio ou zinco - você pode pensar no equivalente espiritual! Ou faça com que os cordeiros se juntem às cabras despreocupadas em capelas mistas e concertos de "adoração", ou junte-se às ovelhas maduras em pesados estudos exegéticos.
Mas não há uma cláusula sobre o que e como cuidar dos cordeiros de Jesus? E se realmente houvesse um regime nas Escrituras para tornar os cordeiros seguros e fortes?
Em direção a um currículo baseado em contexto
Entre a primeira e a segunda viagem missionária de Paulo está o Concílio de Jerusalém, o concílio com todos os principais líderes da igreja antiga, para lidar com a questão da integração dos gentios convertidos na igreja (Atos 15). Você circuncida esses cordeiros e os ensina a se comportar kosher? À medida que o Espírito Santo os guiava, eles escreveram uma breve nota de quatro proibições, que foi publicada para a igreja missionária em Antioquia e levada em futuras viagens missionárias (Atos 16:4). Oralmente, eles assim:
Atos 15:20-21 NET2 20 "... para que lhes escrevamos uma carta dizendo-lhes que se abstenham das coisas contaminadas pelos ídolos, da imoralidade sexual, do estrangulamento e do sangue. 21 Pois Moisés tem aqueles que o proclamam em cada cidade desde os tempos antigos, porque ele é lido em voz alta nas sinagogas todos os sábados”.
Aqueles com formação em Torá teriam aprendido essas verdades desde a infância (2 Timóteo 3:14-15). Moisés, por exemplo, escreveu sobre como Deus deu carne animal para alimento com a condição de que eles se abstivessem de sangue, que representa a vida do animal (Gênesis 9:4). A obediência a esta lei de Noé indica obediência a Deus, que fez a vida e fez a lei. O Concílio de Jerusalém garantiu que não apenas o sangue coletado, mas também a carne contendo sangue, como de animais estrangulados, estivesse fora dos limites. E essas duas proibições relacionadas ao sangue estariam bem acima daquelas contra os pecados sexuais e a idolatria, coisas que os neófitos gentios também não sabiam evitar.
Como que para reforçá-lo, o texto assim codificado foi reproduzido na íntegra por Lucas, autor de Atos:
Atos 15:28-29 NET2 28 "Pois pareceu melhor ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais carga do que estas regras necessárias: 29 que vos abstenhais de carne sacrificada a ídolos, de sangue e de o que foi estrangulado e da imoralidade sexual. Se você se impedir de fazer essas coisas, você fará bem. Adeus."
E essas proibições seriam levadas e passadas aos novos crentes gentios da Segunda Viagem Missionária de Paulo em diante (Atos 16:4).
Além dessas quatro proibições em Atos, o Livro de Hebreus também lista seis coisas pertencentes às fórmulas infantis:
Hb 6:1-2 NET2 1 Portanto, devemos ir além das instruções elementares sobre Cristo e avançar para a maturidade, não lançando novamente este fundamento: arrependimento de obras mortas e fé em Deus, 2 ensino sobre batismos, imposição de mãos, ressurreição dos mortos e juízo eterno. ( Batismos restabelecidos para as lavagens rituais da NET2 )
Esses ensinamentos, que vêm em três pares, são:
arrependimento de obras mortas e fé em Deus
ensinando sobre batismos, imposição de mãos
ressurreição dos mortos e juízo eterno
O primeiro par se concentra no nascimento espiritual de um cristão ao ingressar na igreja. O segundo par refere-se à vida na igreja. O terceiro par olha para o que está esperando além desta vida. É o passado, o presente e o futuro. Que perspectiva longitudinal e vitalícia para quem está começando a vida. Tampouco é todo conhecimento intelectual, pois a maturidade só vem através da experiência prática da vida, quando "as percepções são treinadas pela prática para discernir tanto o bem como o mal" (Hebreus 5:14).
Algumas pessoas consideram esta lista como um conjunto de bagagem religiosa judaica e consideram a forma plural de batismo, batismos , como referindo-se a lavagens rituais não bíblicas, como fazem a tradução NET2 e alguns estudiosos. No entanto, esses batismos podem se referir tanto a batismos judaicos (incluindo João Batista) quanto cristãos (veja JFB). Eles pertencem entre as "instruções elementares sobre Cristo" (Hebreus 6:1) das quais todos os bebês cristãos em Cristo devem encontrar seu socorro, não o exército de lavagens rituais judaicas do micvê que recusavam a Cristo do período do Segundo Templo.
E da imposição de mãos durante os tempos apostólicos, AT Robertson ( RWP ) expõe sua variada relevância na liderança e ministério da igreja:
na escolha dos Sete (Atos 6:6), na outorga do Espírito Santo (Atos 8:17; Atos 19:6), na separação para uma tarefa especial (Atos 13:3), na ordenação (1 Timóteo 4:14; 1 Timóteo 5:22; 2 Timóteo 1:6).
Então, para resumir, os 10 itens do programa de leite para recém-nascidos são:
Não adore ídolos
Não cometa imoralidade sexual
Não beba/coma sangue
Não coma a carne de animais estrangulados
Pratique o arrependimento de obras mortas
Pratique a fé em Deus
Pratique os batismos corretamente
Pratique a imposição de mãos
Pratique viver em vista da ressurreição dos mortos
Pratique viver à luz do julgamento eterno
Continue praticando fazer escolhas com esses 10 valores em mente em todas as circunstâncias até que eles se tornem arraigados e automáticos. Saiba que não deve lamber a latrina, por mais branca, brilhante e convidativa que pareça. Aprenda a ir à latrina quando a natureza chamar. Escove seus dentes. Fio primeiro. Você não precisa que a mamãe lhe diga. Apenas continue praticando. Os adultos são bebês que automatizaram corretamente certas escolhas em suas vidas. Eles puxam suas roupas íntimas. Eles marcam hora. Eles trocam a fralda do bebê. Eles saem à noite para comprar fórmula infantil, remédios para tosse e outras coisas. Às vezes, eles correm riscos para resgatar os que perecem. Eles aplicam de forma consistente e reflexiva o que aprenderam. E eles ensinam isso para a próxima geração.
Seguindo em frente: Maturidade e o papel do Espírito Santo
Os cristãos em Hebreus enfrentaram a tentação de recuar e retroceder sob perseguição. Aqueles em Atos foram instruídos a circuncidar ou então. É tolice pintar uma imagem idílica de um ambiente de zero vírus espiritualmente quando a realidade é o oposto. A obra profunda do Espírito Santo é necessária para sobreviver e crescer. Este mundo não é amigo da graça, como os sábios cristãos costumavam alertar o rebanho.
Assim, além da obra de convicção, o Espírito dá vida aos calouros, capacitando-os a colocar em prática as verdades curriculares:
Gl 5:16-26 NET2 ( sublinhado acrescentado) 16 Mas eu digo, viva pelo Espírito e você não cumprirá os desejos da carne. 17 Porque a carne tem desejos que se opõem ao Espírito, e o Espírito tem desejos que se opõem à carne, pois estes são opostos um ao outro, de modo que não podeis fazer o que quereis. 18 Mas se você for guiado poro Espírito, você não está debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são evidentes: imoralidade sexual, impureza, depravação, 20 idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, rivalidades, dissensões, facções, 21 invejas, homicídios, bebedices, orgias e coisas semelhantes coisas. Estou avisando, como já havia avisado antes: aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus! 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra tais coisas não há lei. 24 Ora, os que pertencem a Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. 25 Se vivermoso Espírito, comportemo-nos também de acordo com o Espírito. 26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
Usando o recurso literário de inclusio, a passagem abre e fecha com "viver pelo" Espírito Santo. Isso o Espírito realiza ao se opor à carne, guiando o crente e produzindo uma fecundidade de bons frutos. Crenças e perseverança corretas levarão à prática e consistência corretas, tudo pelo poder do Espírito.
Perguntas de estudo
Quais métricas seriam apropriadas para avaliar o domínio prático e a aplicação de cada um dos 10 itens do programa?
Em uma escola cristã com mais de 50% dos alunos de origem não-cristã, como o professor cristão pode garantir que os cordeiros recebam leite e nutrição espirituais?
Como você encaixaria a oração, a leitura da Bíblia e o estudo no programa do leite?
Um visitante chega à sua igreja já tendo terminado a aula de catecismo em outro lugar e está buscando o batismo em sua igreja. Com sua compreensão das categorias bíblicas até agora, que perguntas você gostaria de fazer?
Um membro de longa data da igreja ainda está lutando com os conceitos básicos de arrependimento e julgamento eterno e sente que essas ideias são muito duras. Com base em sua consideração de Hebreus, como você aconselharia esse membro?
4. O Evangelho para os espiritualmente maduros
E quando a luta é feroz, a guerra longa,
rouba no ouvido a distante canção do triunfo,
e os corações são corajosos novamente e os braços são fortes.
Aleluia! Aleluia!
William Walsham How, 1864, Para Todos os Santos
Como cristãos, especialmente cristãos maduros, devemos sempre ter um ouvido atento à eternidade no meio da batalha e da peregrinação ao longo da vida. Na que deve ser a frase mais complicada da língua inglesa, o bispo How lembra ao cantor que quando a distante canção de triunfo do céu chega aos ouvidos, os corações humildes são corajosos novamente e os braços fracos são fortes. De fato, enquanto há negócios ainda inacabados e batalhas ainda não travadas aqui, o santo maduro assume toda a armadura e absorve todo o conselho para travar a batalha real conforme o Espírito capacita, a caminho da glória.
Contextos: Vida da Igreja, Liderança e Intertextualidade
Grandes ovelhas precisam de alimentação de ovelhas grandes e pastoreio de ovelhas grandes também, e não apenas os cordeirinhos. Esses que tiveram as mãos impostas sobre eles (muitas vezes metaforicamente) servem sacrificialmente como professores de escola dominical, líderes Awana, pastores, anciãos, evangelistas, mentores, mães de futebol, diáconos, o que quiser, sem uma palavra de reconhecimento e, infelizmente, sem a dieta de adultos que eles precisam. Estão felizes pelo pablum que cai da mesa dos cordeiros, ou mais provavelmente nas grandes e barulhentas igrejas modernas, a mesa dos bodes. Eles não são o foco da grande campanha de marketing/recrutamento e, portanto, não são mais valorizados do que engrenagens não remuneradas na máquina de crescimento da igreja. Tipo, continue pagando seus dízimos, e nos vemos no céu!
Dois pensamentos vêm à mente. Primeiro, o contexto dos seis ensinos elementares sobre Cristo no capítulo anterior era sobre o que as ovelhas maduras deveriam contemplar. Vale a pena vasculhar essa comida sólida e aprender a escolher alguns pedaços de carne (ou palha, para ovelhas) para mastigar. Como uma prévia, vimos como os tementes a Deus são apresentados à intertextualidade dos cumprimentos do Antigo Testamento em Jesus como parte de sua preparação de uma hora para o batismo. Grandes ovelhas vão acampar ali e cavar ainda mais fundo.
Dois, tendo em vista a nossa eventual volta para casa, este mundo não está fora de casa e estamos apenas de passagem, há muito mais no "caminho além do azul". A metade não foi contada. E essa é uma perspectiva a ter em mente enquanto nós, como grandes ovelhas, estudamos a Palavra aqui e agora.
O problema atual: vazamento de currículo e mornidão
Um dos problemas de não cercar ou cercar ovelhas é o vazamento e o deslizamento que ocorre. A alimentação e o cuidado aleatórios permitem que dietas desequilibradas, nutrição inadequada, insurgência de lobos e todos os tipos de confusão e problemas se instalem. Os adultos entendem e ficam entediados com o constante bombardeio de arengas rasas e música alta. Não é o céu.
Há uma necessidade de retirá-los e cuidá-los adequadamente. Primeiro, você ouve a pergunta operativa e retira os tementes a Deus dos pagãos. Então você afasta os cordeiros recém-lavados dos tementes a Deus do lado de fora para alimentá-los com bom leite. Então você escolhe as ovelhas grandes e fortes que cresceram naquele aprisco. E você dá a eles bigga betta butta.
Para isso, Deus deu à Sua igreja certos cristãos para nutrir Seu povo e fortalecê-lo:
Ef 4:11-13 NET2 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 para o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, isto é, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, homem maduro, à medida da estatura completa de Cristo.
Mas com que programa eles deveriam estar equipando os santos maduros?
Em direção a um currículo baseado em contexto
Como um recurso para "nos preparar para o céu", as escrituras são inesgotáveis. Em 2 Timóteo 3:15-17, nos é dito que eles não apenas nos tornam sábios para a salvação e nos instruem na doutrina correta, mas também nos equipam totalmente “para toda boa obra”. As treze epístolas de Paulo são um exemplo de como isso é feito, cada uma geralmente começando com o doutrinário e depois aplicando esses aprendizados praticamente na segunda metade. Eles começam descrevendo as maravilhas da eleição e da graça e prosseguem para alertar os cristãos a pararem de sonambulismo como se estivessem no escuro, para permitir que o Espírito e não o álcool controlem nossas mentes através do cântico de hinos, para manter relacionamentos adequados na família e no local de trabalho, combater o bom combate até que o Senhor volte. Esses são certamente exemplos de como devemos considerar e aplicar os princípios de nossa fé.
Mas em Hebreus 5, há esse ensino bastante enigmático sobre um certo sacerdócio na ordem do rei Melquisedeque. Fazendo referência ao Salmo 110:4, "O Senhor faz esta promessa sob juramento e não a revogará: 'Você é um sacerdote eterno segundo o modelo de Melquisedeque'", o Livro de Hebreus identifica o "Você" nesse salmo como Cristo. , tudo isso é uma boa nutrição espiritual, mas não é fórmula para bebês. É uma coisa carnuda. Os cordeiros ainda estão tentando envolver suas cabeças em torno do sacerdócio Aarônico. Mas essa hierarquia Melquisedekkiana aqui é uma coisa suculenta para ovelhas-tampão mastigarem.
Assim como Abraão, o superantepassado de Arão, deu tributo a Melquisedeque e mostrou que Melquisedeque era um rei muito superior (Gênesis 14:18-20), então Jesus sendo o sumo sacerdote na linhagem de Melquisedeque é muito superior a qualquer sacerdote de Arão. Portanto, quando Jesus sofreu, chorou, orou, obedeceu e nos salvou como nosso sumo sacerdote, recebemos o perdão dos pecados e uma adoção na família de Deus da mais alta ordem imaginável. É muito melhor do que o que os israelitas obtiveram em seu sistema religioso.
E foi nesse ponto que a cerca aparece:
Hb 5:11-14 NET2 ( Sublinhado acrescentado) 11 Sobre este assunto temos muito a dizer e é difícil de explicar, pois você se tornou lento em ouvir. 12 Pois embora vocês já devam ser professores a esta altura, vocês precisam de alguém que lhes ensine os elementos iniciais das declarações de Deus. Você voltou a precisar de leite, não de alimentos sólidos. 13 Pois todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na mensagem da justiça, porque é criança. 14 Mas o alimento sólido é para os maduros , cujas percepções são treinadas pela prática para discernir tanto o bem quanto o mal.
Não para os miúdos! Veja o sublinhado: “Mas o alimento sólido é para os maduros”? Era hora dos cordeirinhos voltarem para a mamadeira. Era hora de os espiritualmente maduros mudarem para o modo intertextual e abrangerem todo o conselho de Deus, aceitando tudo pela fé e percebendo e juntando os detalhes da revelação de Deus para que pudessem compartilhar com Seu povo.
O estágio 4, para cristãos maduros, tem o menor número de limitações sobre o que estudar e como. Você poderia ir cronologicamente, canonicamente, sistematicamente, autoralmente, tematicamente, geograficamente, etc, através das Escrituras. Você poderia aprender grego, hebraico e aramaico e, para uma boa medida, copta sahidic e bohairic, hieróglifos egípcios, ugaríticos e acadianos. Você poderia passar um verão em uma escavação arqueológica na Palestina ou uma década com manuscritos do Novo Testamento em Münster. Você poderia fazer um doutorado em cada um no Antigo e no Novo Testamento mais Teologia. E você ainda teria algumas vidas de leitura para se deleitar na Biblioteca Digital de Revistas Teológicas na Bíblia Logos. Há muito para os meninos e meninas grandes aqui. Depois de dizer a Pedro para alimentar Seus cordeiros, nosso Senhor ressurreto diz a ele para pastorear Suas ovelhas maduras,
Seguindo em frente: o céu e o papel do Espírito Santo
Quando os discursos sermônicos falham, os hinos podem levantar e abrir os olhos da fé, como nesta estrofe de Isaac Watts:
A colina de Sião rende
Mil doces sagrados
Antes de chegarmos aos campos celestiais,
Ou ande pelas ruas douradas.
O celestial Monte Sião tem muito mais do que o monte de oportunidades e recursos teológicos terrenos que acabamos de mencionar. Estamos realmente apenas arranhando a superfície na porta para a eternidade. Há mil doces sagrados além dos que as escrituras sugerem.
Em Deuteronômio 29:29, ainda há “coisas secretas” que pertencem a Javé nosso Deus, além das coisas que Ele já revelou para nossa obediência.
Chegará um tempo em que "o próprio Filho se sujeitará àquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos" (1 Coríntios 15:28). Como o estado de perfeição que apenas Adão, Eva e Jesus experimentaram, isso é algo que nenhum de nós jamais experimentou. Que dimensão e perspectiva diferente deve ser naquele dia.
Em 2 Coríntios 12:4, Paulo, presumivelmente, foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas inexprimíveis que ele não tinha permissão para contar de qualquer maneira. O que poderiam ser essas coisas, e por que eram inexprimíveis e embargadas de nossa audiência? Mas há mais.
Em Apocalipse 10:4, o apóstolo João ouve falar dos Sete Trovões em sua visão apocalíptica. Antes que ele pudesse colocar a caneta no papel, uma voz celestial o interrompe, e nunca tivemos resposta. Mistério sobre mistério maravilhoso aguarda, mas por enquanto, cabe a nós observar e fazer o que está escrito e revelado na Bíblia, mas manter uma nota mental naquela distante canção de triunfo.
Pois aquele grande dia de perfeição e glorificação logo amanhecerá. Seja pelo arrebatamento ou pelo vale escuro da morte, "o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos vive em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também vivificará seus corpos mortais por meio do seu Espírito que vive em vocês" (Romanos 8:11). O mesmo Espírito que acendeu aquela centelha de medo no peito gentio e o vivificou com um coração pulsante transformará fisicamente toda a criatura mortal em imortalidade. E então, livres da presença do pecado e em comunhão sob a luz do Cordeiro, reinaremos com Ele e veremos uma história ainda maior decolar. Indizível.
Perguntas de estudo
Como sua igreja prioriza o pastoreio dos maduros? Que lacunas curriculares ou retrocessos você vê acontecendo?
Como você responderia à tese de que o céu é um lugar chato com pessoas sentadas nas nuvens e tocando harpa?
O superintendente da escola dominical designa a você o sumo sacerdócio de Melquisedeque como tema para os alunos da 10ª série. Mas você sabe que a maioria das crianças não são crentes batizados. Como você responderia?
Toda vez que um estudo bíblico sério é sugerido, há um santo querido na quarta fila que ria ou gargalhava alto e retrucava: “Não, é a prática que importa! Você vai para aquela coisa de Melquisedeque de novo?” Está ficando desconfortável agora que você está pensando em ensinar o sumo sacerdócio de Cristo na escola dominical para adultos. Qual é o seu plano?
Você foi convidado a dizer algumas palavras da Bíblia no funeral de um membro fiel de sua igreja. Este capítulo oferece alguma pista?
Conclusão
A navegação por GPS transformou a maneira como vamos a lugares. Em um passado não muito distante, você tinha que virar atlas desdobráveis ou encadernados em anel para traçar uma jornada potencial por meio de um índice alfabético, números de página e coordenadas de grade, apenas para repetir o processo a cada curva ou desvio errado. É um pouco mais fácil agora em nossos aplicativos de navegação. Mas imagine obter uma direção do Waze ou do Google Maps e escolher e escolher segui-la em ordem aleatória, mantendo-se à esquerda, percorrendo 28 milhas e depois virando à direita à vontade, mas não de acordo com a sequência do mapa. Imagine o desastre; apenas tente em casa e não nas ruas!
Então, de que adianta ter um currículo longitudinal e depois voltar a sequências aleatórias ou feitas pelo homem, baseadas em marketing? Claro, o Espírito Santo graciosamente anula as consequências das saídas humanas perdidas, fragilidades e obstinação. Mas Ele também encoraja e capacita Seu povo para um serviço sábio e obediente.
Para que lado sua cornucópia está virada?
As exibições de Ação de Graças da América do Norte geralmente apresentam uma cesta de frutas da colheita chamada cornucópia. O olho é automaticamente atraído para a grande extremidade aberta da cesta, derramando promíscuamente uma deliciosa variedade de delícias. É assim que o Evangelho é apresentado pela maioria das igrejas modernas. Reflete a estratégia de marketing. Não se preocupe com o que está no fundo da cornucópia. Coloque as coisas mais gostosas na frente para chamar a atenção dos recém-chegados e dos supostos "buscadores". E mude-o com frequência para que eles continuem olhando para trás para babar.
Mas é realmente assim que o currículo do Evangelho ao longo da vida é construído?
E se a cornucópia fosse virada para que você começasse com a ponta minúscula? E se a estratégia evangelística e missionária da Bíblia não for promíscua ou baseada em marketing? E se fosse o de um servidor de processo entregando uma intimação judicial?
Há um caminho estreito e uma porta estreita naquela ponta da cesta de chifres, que é o Evangelho para os pagãos. Isso continua por 15 segundos a 15 minutos, e o orador segue em frente se o Espírito não causar medo e arrependimento. Então subindo o chifre, há o Evangelho para o temente a Deus, cerca de 60 minutos no total, antes do batismo nas águas. Depois vêm meses ou anos de alimentação com leite para os cordeiros em crescimento. E então, após a puberdade, temos essa enorme e colorida variedade de delícias para encher as ovelhas maduras deste lado do céu, talvez por décadas. E então deixamos a cornucópia para trás enquanto somos levados para nosso eschaton e eternidade.
Começa discreto, mas fica maior e mais brilhante à medida que você se move para cima e para fora. Esse é o currículo da cornucópia reversa. Como você reformaria seu currículo?
Uma Cura Confiante
A maioria das igrejas e escolas cristãs têm suas aulas bíblicas organizadas por idade física, sexo ou nível educacional dos alunos. Em seguida, eles procuram um currículo apropriado para a multidão mista em cada classe. Muitos novos pastores não têm ideia por onde começar. Eles pegam o canudo mais próximo, mas não têm certeza se essa é a solução certa para a necessidade em questão.
Mas se começarmos com um currículo contextualmente apropriado por posicionamento espiritual em vez desses outros critérios, podemos ter mais confiança na adequação do conteúdo e só temos que nos preocupar em lançar esse conteúdo já correto nos níveis certos.
E o melhor de tudo, estaríamos confiando em Deus, o Espírito Santo, e não em nossas proezas de marketing para trazer a colheita enquanto fazemos Seu trabalho à Sua maneira. Do pagão ao céu, todo o caminho.
Folhas de berço ou listas de verificação
Sinta-se à vontade para imprimir, distribuir e usar!
Evangelho para pagãos (15 segundos a 15 minutos)
Três passagens principais:
Atos 15:15-17
Atos 17:22-32
Apocalipse 14:6-7
Contente
O Deus Criador vs ídolos e religião feitos pelo homem
A inclusão de água doce e água do mar em Sua provisão para todos
O fracasso de todos em tatear, encontrar e adorar este Deus verdadeiro
A certeza e iminência do julgamento perfeito de Deus sobre todos
Sua ordem para que todos se arrependam, para "FGW" (temer, glorificar e adorar) Ele
Prova de tudo isso através da ressurreição histórica do homem que julgaria em nome de Deus
Evangelho para os tementes a Deus (1 hora)
Três grandes passagens
Eunuco Etíope, Atos
Cornélio, Atos 10
Carcereiro das Filipinas, Atos 16
Contente
Uma rápida recapitulação do Evangelho aos pagãos é a apresentação de Pedro aos shows de Cornélio, Atos 10:42
Este mesmo Jesus como Senhor soberano, κύριος, e Salvador para aqueles que colocam sua esperança nEle
O fato da Trindade, em cujo nome o temente a Deus está prestes a ser batizado, como em: Atos 10:38
A historicidade do batismo, ministério, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Atos 10:39-41)
A pessoa e obra de Cristo resultando em perdão através da fé Nele como cumprimento das profecias do Antigo Testamento (Atos 10:43)
O contexto de Isaías 53, onde o etíope viu a total desesperança do esforço humano e o sucesso absoluto da obra de Jesus, que pode ser resumido nos Cinco Solas
Evangelho para bebês espirituais
Duas passagens principais
Encíclica do Concílio de Jerusalém, Atos 15
Inventário de Coisas Elementares, Hebreus 6:1-2
Contente
Não adore ídolos
Não cometa imoralidade sexual
Não beba/coma sangue
Não coma a carne de animais estrangulados
Practice repentance from dead works
Practice faith in God
Practice baptisms correctly
Practice the laying on of hands
Practice living at the prospect of the resurrection of the dead
Practice living in light of eternal judgment
That Longitudinal Arrow
Popular posts from this blog
Chinese
Korean
Tagalog
- Get link
- X
- Other Apps
Comments